ResidentEvil foi um
game que, sem dúvidas, trouxe um frescor quando foi lançado em 1996, por
colocar o jogador em situações repletas de muita tensão e suspense, com
criaturas assustadoras e mortos-vivos aos montes em um ambiente fechado e
diminuto. Essa atmosfera ainda serve de inspiração para muitos desenvolvedores,
mas até pouco tempo ela tinha deixado os jogos mais recentes da própria
franquia ResidentEvil, até que a CAPCOM anuncia ResidentEvil: Revelations, jogo
que retorna as origens sem deixar de lado a ação. Vamos aos detalhes.
História
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Em uma visão ampla,
essa foi uma boa decisão criativa, visto que a narrativa, repleta de
reviravoltas, não é prejudicada. Em outros jogos, quase sempre existe uma linha
do tempo linear a ser seguida, com pouco espaço para o desenvolvimento dos
personagens secundários, muitas vezes limitados a flashbacks curtos. Esse,
definitivamente, não é o caso de Revelations; todos eles tem seu momento, e
isso é muito bom. Mas nem tudo são flores: a campanha principal dura de 5 à 7
horas, chegando no máximo as 12 horas. Se o jogador quiser fechar em 100%,
consegue facilmente em 15 horas. É realmente uma história curta, mas
infelizmente essa é a média adotada pelas desenvolvedoras nos últimos anos.
Jogabilidade
Em ResidentEvil:
Revelations, a jogabilidade nos remete aos bons tempos em que a franquia era
mais focada no survivor horror. O tempo todo o jogador se depara com criaturas
infectadas pelo vírus T-Abyss; elas são assustadoras e tem uma movimentação
bastante similar aos zumbis dos primeiros jogos. Com uma visão em terceira
pessoa, fica a critério atirar nelas, usar uma faca, ou simplesmente correr
para economizar munição, o que em diversos momentos será a melhor opção.
No Nintendo 3DS
existem vários esquemas de controle, onde a movimentação do personagem é feita no
direcional analógico, a troca de armas nos direcionais digitais e a câmera nos
botões L ou R. Mas o game mostra o seu melhor quando jogado junto ao acessório
CirclePad Pro, que adiciona um controlador analógico esquerdo, para a câmera, e
dois botões superiores Zr e Zl, usados para a atirar ou usar a faca.
Para o combate, o
jogador tem a disposição várias armas, como rifles e pistolas, algumas delas só
são desbloqueadas à medida que se avança na história. A munição é escassa, e
para tanto foi implementado o Genesis Scanner, um localizador de pistas e munição
que ficam escondidas no cenário, ou quando se mata as criaturas.Alguns dos
chefes são memoráveis, sendo que o primeiro é encontrado com pouco tempo de
campanha.
Existe também um
modo online chamado R.A.I.D., onde se controla vários personagens em cenários
do game e o jogador executa pequenas missões. Com isso, você pode se divertir
por muitas horas com o portátil.
Gráficos
Os cenários e a
composição dos personagens foram muito bem trabalhados. O navio Queen Zenobia é
enorme e você passa por vários estágios, como túneis de ventilação, cassinos,
dormitórios, salas de comando e maquinaria. Todos foram muito bem feitos,
evidenciando que uma catástrofe ocorreu naquele lugar. Alguns deles nos lembra
os do navio Titanic (representado nos cinemas) em certos momentos, principalmente
pela luxuosidade e tamanho.
O uso do efeito 3D
dá ao jogo muita imersão. Diferente de Super Mario 3D Land, a
tridimensionalidade foca muito mais na profundidade dos cenários, deixando eles
ainda mais belos sem prejuízos a jogabilidade. Ainda existem modos que
adicionam mais profundidade ao efeito no menu de opções, mas eles são
extremamente agressivos aos olhos e cansam rapidamente.
A bola fora fica
por conta das cutscenes. Elas são de certa forma bem feitas, mas o que pesa
contra é o fato delas serem reproduzidas em baixa qualidade e pouca fidelidade
de cores, brilho e contraste. Claramente foi uma tentativa de economizar espaço
no cartucho, mas que pesou negativamente no resultado geral.
Som
Se sua praia for
tensão, então Revelations é um prato cheio. Durante as várias horas de jogo,
não faltarão efeitos sonoros assustadores, como os do vento e de portas se
abrindo. Existirão momentos em que só se ouvirá os passos da personagem. O
suspense é grande.
Como fã de trilhas
sonoras, digo que ela está belíssima. Em momentos de ação, o ritmo é maior, mas
durante boa parte do game você ouvirá canções melancólicas o suficiente para
deixar o jogador tenso o tempo todo. A imersão fica ainda maior quando se usa
fones de ouvido. Nesse quesito, o game está impecável.
Conclusão
Com gráficos
belíssimos, trilha sonora caprichada e excelentes momentos de tensão, ResidentEvil:
Revelationsé certamente uma boa adição a já ótima biblioteca de títulos do Nintendo
3DS. Unindo bons momentos de ação e várias reviravoltasem sua trama principal,
esse definitivamente é um título que vale o investimento, até mesmo por ser um
dos poucos shooters disponíveis para o portátil atualmente.
+ Gráficos que
exploram o potencial máximo do 3DS
+ Trilha sonora
acima da média
+ Ambientação
+ Várias opções de
controle
+ Modo online
+ História repleta
de reviravoltas
- Curta duração da
campanha
- Cutscenes com
qualidade vergonhosa
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