RESENHA/ANÁLISE THE LEGEND OF ZELDA SKYWARD SWORD.


The Legend of Zelda: Skyward Sword.  Um  jogo amado pro muitos e odiados por outros, o que se deve ao fato de sua jogabilidade ter mudado completamente em relação aos seus antecessores.   O jogo usa a tecnologia ''plus'' do ''Wii Remote'' (controle usado no Nintendo Wii), o que permite desferir golpes com a movimentação livre do controle, e assim criar seus próprios ''Combos''  deixando de lado a repetitiva jogabilidade de apertar o mesmo botão repetidamente e o personagem bater sempre do mesmo jeito.  Um detalhe que talvez não tenha muita importância é que este é o primeiro jogo 3D da série em que o ''Link'' (protagonista do jogo, eu acho...) usa a espada na mão direita, antes deste ele sempre foi canhoto. A história do jogo se passa antes de todos os acontecimentos de outros jogos, serve tanto para intender a história dos outros jogos e se aprofundar mais ainda, como um novo público pode jogar este aqui livremente sem que isto interfira no seu progresso.




O jogo começa com a cena clássica de o herói acordando e levantando-se da cama. Bom a diferença é que aqui ele se assusta com o grito de um pássaro correio (sim isto mesmo, um pássaro correio) e ele cai da cama.


A carta que link recebe é de ninguém menos que ''Zelda'' (A ''protagonista'' do jogo)  Dizendo para ele se apressar pois será o dia da grande cerimônia de Loftwing.  Esta cerimônia é quase que uma ''formatura'' dos guerreiros que treinam na academia da cidade, onde precisam aprender a pilotar grandes pássaros para defenderem ''Skyloft'' (Uma ilha que fica no céu, onde Link mora).




Nesta cerimônia é reunido os melhores guerreiros da academia para uma disputa pra saber quem pilota melhor seu pássaro, são quatro participantes no total entre eles está Link, e também ''Groose'' (O ''Ban-ban-ban de Skyloft que faz bullyng com link e tem medo de Zelda. Na maior parte do jogo ele é rival de Link, mas ao mesmo tempo um cara legal).  Aqui começa a primeira trama do jogo, Link não sabe onde está seu pássaro, Ele simplesmente desapareceu, você tem que rodar por Skyloft inteiro e converssar com NPC's para procurar dicas de onde encontrá-lo, aqui você já pode perceber a imensidão do jogo, e longe você pode ver várias ilhas voadoras mas que você não pode ir sem seu pássaro, cada NPC aqui tem sua importância e existe uma vida sobre cada um deles, o jogo mais além acaba se mostrando repleto de ''Side Quests'' que conversar com NPC's fazem grande diferença além de complementar e muito a história do jogo.




 Link acaba sentindo a presença de seu pássaro vindo do fundo de uma caverna, mas dizem que é perigoso ir lá.  Então você tem que ir para a sala de treinamento da academia para aprender o básico do combate e ainda levar uma espada emprestada de seu professor, é a primeira espada que consegue-se no jogo, ela é bastante básica, não tem um ataque físico forte, é curta e não contém nenhum tipo de magia.  Mas só com isso já é possível desferir golpes muito eficientes, pois os combos são livres no jogo e você consegue realizar golpes muito fortes se souber administrar esses comandos.







Você explora a caverna, Tipo uma ''Mini-Dungeon''.Encontra-se alguns baús escondidos, típico de dungeons e monstros para se matar, só faltou alguns ''Puzzles'' Para virar de fato uma Mini-Dungeon.  Ao passar por ela você encontra Zelda voando com o pássaro dela ao redor da ilha para ajudar Link procurar seu pássaro, anda mais um pouco e encontra seu pássaro preso em uma cela de madeira, é só soltar ele com a espada e você terá de fazer um pequeno tutorial ensinando a pilotar, É um pouco complicado no início, mas logo se acostuma.




Após isto Pode-se finalmente ir a cerimônia, A competição funciona assim, Tem um pássaro carregando uma estatua pequena, todos vão atrás desta estátua, o primeiro que pegar vence.  Esta parte do jogo é um pouco chata, pois demora um pouco na primeira vez que você for fazer isto e é fácil demais pelo motivo de não ter como perder, pois os oponentes nunca alcançam o pássaro, mas por outro lado é ótimo pra se aprender a ter um pouco mais de controle do seu pássaro. O grande mestre ''Gaepora'', que no caso é o líder da ilha de Skyloft, passa as regras aos quatro participantes e a competição se dá início.



É claro que Link consegue vencer, Já que é impossível não conseguir nesta parte.  Então após isto ele e Zelda vão ao topo da estátua da deusa(uma estátua gigante que representa a deusa dos céus, fica localizada no Norte da ilha queé também o ponto mais alto de lá).  Lá em cima Zelda e Link oferecem a estátua pequena para a deusa e ela dá a link seu manto, que no jogo serve como para-quedas. Eles chegam muito perto do que todos os fãs de The Legend of Zelda sonham a anos, isto seguido de um empurrão de Zelda, ela joga Link de cima da estátua e te ensina a usar o para-quedas,



Eles vão a um passeio de pássaro para comemorar e Zelda é sugada por uma força misteriosa para baixo do céu. Link apavorado volta pra Skyloft contar o que aconteceu para os outros, Chengando lá Gaepora fica apavorado com o que aconteceu, Link vai dormir para pensar no que fazer, a noite ele é acordado por um espirito estanho que apenas diz: Me siga.    Link segue o tal espirito que faz um caminho estranho ao redor de Skyloft, que se trata de um caminho secreto para a estátua da deusa, já que a mesma fica inacessível a noite.  A chegar lá ela entra dentro da estátua e link encontra cravada em uma pedra a Skyward Sword. Um versão mais fraca da ''Master Sword'




Esta espada também não tem um ataque físico poderoso, mas é levemente mais longa e pode desferir um Skyward Strike, que é um golpe carregado que atira uma onda de energia para frente, além de ser um pouco mais rápida em seus combos do que a anteriror, com esta espada link consegue abrir um buraco no céu para poder descer ao mundo inferior em busca de Zelda, Gaepora que vê Link retirando a espada do pedestal, Leva Link de volta para a academia e dá a ele seu traje de herói.  Em Skyloft cada herói tem um traje de uma cor, que representa algo, Link ganha o Traje verde, que Gaepora faz exclusivamente para ele, representando a coragem.




Bom a partir daqui, só jogando para saber.
Prós:
  • O novo estilo de batalha, traz combos impressionantes.
  • A história antes de tudo ajuda a compreender a origem da Master Sword.
  • Side-Quest e importância aos NPC's aumentam as possibilidades do jogo.
  • O Bazar com ''Upgrades'' para itens nunca visto antes no mundo de ''TLoZ''
Contras:
  • Para alguns a mudança de jogabilidade não foi bem aceita.
  • Epona não aparece no jogo, muitos não gostaram disto.
  • Jogo na maior parte muito fácil, só fica difícil após terminar o game uma vez.
  • Último chefe deixa muito a desejar, com uma batalha simples demais e nada de complexo a se fazer.
Gráficos: Nota 9, simplesmente ótimo para o console, e acima do esperado, com espressões de rostos bem definidas e traços muito bonitos, porém ficou inferior a seu atecessor,  The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Jogabilidade: Nota 10/7   Aqui tenho que deixar divídido pois seria injusto não deixar, para quem gostou do sistema de batalha o jogo ficou maravilhoso em jogabilidade pois acomoda muito bem o jogador, e é bastante simples de realizar os combos. Mas para quem prefere os botões, ficou no mínimo aceitável, pois ainda manteve a essência de The Legend of Zelda.

História: Nota 10 para qualquer um, muito envolvente e interessante em várias partes.

Trilha Sonora: Nota 10, e nem preciso dar justificativa, basta escutar as músicas do jogo para entender.

Nota Final: pra ser justo vou deixar aqui nota 9 aqui sendo que por mim daria mais.   Mas recomendo para aqueles que querem conhecer The Legend of Zelda e também para os antigos jogadores de Zelda que ainda não jogaram este da série, pois é de fato um ótimo jogo.

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1 comentários :

  1. Fechei esse jogo ontem, ele é legal por ter partes q lembram zeldas anteriores, como no barco q lembra o WW, por exemplo, mas deixou a desejar demais no quesito dificuldade e sempre ter q voltar a enfrentar as mesmas coisas é entediante... Nem foi um dos melhores pra mim, mas é um ótimo jogo, nem se aproxima da experiência q Majora's me deu, mas é um TLoZ, né?!?!?!

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